A minha foto
Nome:
Localização: Portugal

http://a_republica_cadaver.blogs.sapo.pt/

segunda-feira, junho 05, 2006

Capítulo 4º - O Big Bang

Quando lemos ou ouvimos falar acerca da teoria do Big Bang, somos normalmente levados a imaginar uma grande explosão, algures no centro do Universo, a partir de um ponto de energia concentrada, o chamado ovo cósmico.
A imagem é realmente bastante fantástica e reporta-nos um evento com uma espetacularidade digna de um nascimento de um universo mas... não é verdadeira!
Afinal, a ideia de um ponto algures no universo presume a ideia de espaço. A ideia de um corpo energético presume a ideia de tempo, porque o conceito de energia como algo capaz de produzir trabalho pressupõe a potencialidade da acção a qual é forçosamente dinâmica o que só é possivel existindo um tempo.
A dita explosão tem então outro aspecto. É uma explosão que não se centra num ponto porque na verdade o que explode é o próprio espaço. É uma explosão universal porque todo o universo se concentrava ali naquele embrião espacial. Não havia nada à volta... não havia sequer esse conceito, assim como não havia antes porque se o tempo começa naquele momento não faz qualquer sentido pensar-se no antes, que é um conceito temporal.